Follow on Face!

domingo, 31 de julho de 2011

CARTILHA DE CONSCIENTIZAÇÃO AOS PAIS E RESPONSÁVEIS!

Essa cartilha é o resultado do projeto "Contra todo esse preconceito", feito na comundade Monster High - Oficial do site Orkut. O projeto foi inicado pela dona da comunidade, Mariana, depois que vimos várias mensagens de membros dizendo "minha mãe não me deixa comprar porque elas são Monstros",  entre outras.
Além dessa cartilha, a Andromeda Aino fez dois vídeos direcionado aos pais, que estarão no final dessa postagem.
Se seus país tem alguma coisa contra a linha Monster High, seja por elas serem filhas de monstros, ou por você ser um menino, chame-os aqui, e peça para eles lerem essa cartilha.

Esta cartilha tem o objetivo de conscientizar os pais, responsáveis e os demais leitores do que se trata a série Monster High e esclarecer as principais dúvidas.
O Que é Monster High?
Monster High conta a história de adolescentes filhos de monstros que estudam em um colégio e, apesar de serem diferentes, têm que lidar com os mesmos problemas de adolescentes normais: namoros, amizades, as notas escolares e as vantagens e desvantagens de serem diferentes dos demais.Apesar da sua aparência "terrivelmente fabulosa", os alunos de Monster High mostram que podem ser bem diferentes e melhores do que o que os outros pensam.A série conta com um webdesenho (que aos poucos está ganhando a TV), brinquedos colecionáveis e uma série de livros. Os webisódios, os livros e todo o universo de Monster High tratam de um assunto muito importante: as diferenças entre as pessoas e por que devemos respeitá-las. A história nos faz lembrar que todos nós somos diferentes uns dos outros, e todos já sofremos com isso alguma vez na vida, mas isso não significa que somos piores ou sem valor, ao contrário, significa que somos vencedores por superarmos nossas dificuldades apesar de tudo. E também nos ensina que devemos respeitar ao próximo, porque atrás da sua aparência e seu estilo, pode existir uma pessoa gentil e simpática, que só deseja ser amada pelo que é, e não pelo que aparenta ser.Monster High é uma franquia criada pela Mattel (Barbie, Hotwheels, Fisher-Price...), é classificada oficialmente como unissex e livre para todos os públicos.Convidamos os pais a assistirem um episódio de Monster High. É rápido, o episódio tem apenas cerca de 2 minutos.
Qual é o Perfil dos Fãs?
Monster High, como toda série boa e de sucesso, tem muitos fãs espalhados pelo mundo. A idade dos fãs é bastante variada. Na comunidade no Orkut "Monster High - Official", do Brasil, existem fãs desde os 10 anos idade até os adultos, de 20, até mais de 30 anos. O gênero é bem dividido, ou seja, existe praticamente a mesma quantidade de homens e de mulheres participando.Ao contrário do que se possa imaginar de uma franquia “inspirada em monstros”, os fãs não são rebeldes, sombrios e muito menos loucos. São pessoas normais, que estudam, trabalham, são bem-sucedidas, e são admiradores de uma série infanto-juvenil que fala sobre o cotidiano de uma escola num mundo de fantasia e lida com as diferenças entre os jovens de forma lúdica e divertida.


Convidamos alguns dos fãs do Brasil para dar o seu depoimento sobre Monster High e a comunidade de fãs:

Murilo Fernandes Ferreira, 20 anos, SC:"Monster High mostra pessoas que, mesmo sendo estranhas, cada um com suas qualidades e defeitos, ainda têm objetivos em comum. Como namorar, ter amigos, dançar ou cantar. O que todos querem é só ser feliz e nada mais. Quando falo em pessoas estranhas e diferentes, estou falando, em Monster High, dos monstros, e na vida real, de toda a diversidade que nós temos... Homem, mulher, branco, negro, criança, adolescente, adulto, homossexual, heterossexual, brasileiros, estrangeiro... Estamos todos juntos nessa com o nosso GRANDE objetivo: ser feliz. Cada um à sua maneira, sem prejudicar o próximo."Marvin, 14 anos, SP:"Monster High é uma coleção de bonecas inocentes que são inspiradas em monstros porque é uma coisa diferente e está na moda. Faz referência a vários ídolos adolescentes e meninos e meninas gostam dos produtos e dos desenhos, porque é inocente e divertido de se brincar e assistir e gostar. A série não faz menção a nada religioso ou satânico porque é apenas diversão e são bonecas lindas."Mariana, 10 anos, DF:"Acho que Monster High é apenas uma ideia criativa de bonecas, onde não há maldade, nem nada. Eu acho que é assim, tão bonitinho e encanta tanto, que até os meninos gostam. E até agora, não entendi onde as pessoas veem satanismo nas bonecas e no universo delas, porque pra mim, é parecido (em algumas coisas) com o universo da Polly Pocket e da Barbie, porque fala de coisas adolescentes, festinha, gente famosa, bonita..."



Paulo Giovanni, 13 anos, RJ:
"Satânicas: Olha, elas não são satânicas. Elas só mostram que ser diferente não é ser uma pessoa estranha ou rejeitada, mas sim ter que olhar o que se tem de melhor. As MH são lindas, têm um estilo 'de matar' e são muito fofasMeninos Colecionadores: Preconceito??? Ninguém merece. São de plástico! Meus pais nunca tiveram isso porque um dia vai quebrar mesmo. Mas isso é por que eles querem me ver feliz e não triste, por isso deixam que eu compre. Eu não sou gay, sou homem e namoro com uma GAROTA, e tenho orgulho de dizer que faço a coleção."Thamara Thomé Ramos, 15 anos, SP:"Monster High é mais que uma linha de bonecas, mais do que um desenho, mais que um livro. Monster High ensina lições valiosas sobre respeito, amizade e aceitação. Apesar das diferenças e defeitos somos todos iguais, é disso que se trata Monster High."Chana da Costa Vieira Lima, 33 anos, RJ:"Sou casada, tenho dois filhos, um menino de 7 anos e uma menina de 8 meses. Conheci MH por acaso em um comercial e fui procurar saber do que se tratava. Percebi que são mais que simples peças de plástico, que diferente de outras bonecas que existem no mercado que passam o valor de que o mundo é de quem é perfeito, elas dizem exatamente o contrário: que devemos nos respeitar pelas nossas diferenças. Coisa do demônio ou coisa para gays, por favor, né! Se for assim estou criando um! Meu filho adora me ajudar a cuidar deles e com isso conto a história de cada um, e como eles são especiais. Poxa, falar pros nossos filhos seguirem uma regra que nem nós seguimos é muito fácil. O preconceito está sempre do outro lado da porta, basta nós não deixarmos que ele entre. Conheçam primeiro, se informem primeiro, aí sim poderão falar com base. MH ensina respeito e aceitação das diferenças, o valor da amizade e do companheirismo."

Luccas, 17 anos, SP:
"Quando conheci Monster High achei-as incríveis, porém eu não demonstrei que gostaria de colecioná-las e o tempo passou. Eu assistia os Websódios tanto em português quanto inglês que entendo até que bem e é claro que não aguentei, falei para minha mãe: "mãe, eu quero colecionar essa coleção pois me apaixonei pelo conceito de criação". Eu já sou viciado em livros e já tinha lido alguns romances clássicos de monstros que meu pai possui. Meu pai adorou, a favorita dele é a Frankie e é claro que ele gosta muito do pai dela, né? Demorei um pouquinho para falar porque mesmo sendo contra o pré-conceito de meninos com bonecas, não tem como negar que o público-alvo são garotas, e quando finalmente falei para minha mãe, ela não disse nada. Depois que comprei a Frankie ela deu umas alfinetadas: "Meninos Compram isso?" Me chamou uma vez de menina, mas se arrependeu, pediu desculpas. Depois de mostrar os episódios e os diários, hoje em dia ela as adora e me defende com unhas e garras. Já cansei de ver meninas brincarem de carrinhos e ninguém ver nada de mais. Outro dia estava em uma festa e havia uma bebê brincando com um carrinho e ouvi um comentário para o pai da bebê: "Melhor ela brincar de carrinho do que um menino com boneca não?" e o pai responde "Claro né, só espero que ela não vire mecânica!" (Tudo bem que teve um tom de piada por parte do pai, mas a outra pessoa falou sério mesmo!) Temos que acordar para a realidade! Uma amiga me disse que tem um país que os meninos brincam de bonecas, lá é normal e isso não vai fazer uma criança ter sua orientação sexual influenciada! Quando essas crianças atingirem certa idade "indefinida", sentirá atração. Afinal, nós humanos sentimos atrações físicas. Agora, por quem? Só eles saberão! E tenho CERTEZA que não será uma mera Monster High, Max Steel ou qualquer outro brinquedo que tem uma classificação para um público-alvo que fará seu filho(a) ser heterossexual ou homossexual."

Dalila, 13 anos, AL:
"Vi Monster High pela primeira vez na televisão, começou a passar no Halloween. Quando assisti o desenho achei muito legal, aí depois apareceu o comercial das bonecas e eu me apaixonei por essa coleção. Eu tenho uma coleção de Barbies, mas eu já tava meio que enjoada delas (são sempre do mesmo jeito, tudo rosa, a mesma cara, princesa...) Achei que MH tinha tudo a ver comigo. Sempre fui meio esquisita, e sempre gostei dessas coisas de monstros. Quando cheguei à loja de brinquedos, lá estavam elas. Eu estava escolhendo um presente que minha mãe ia me dar no Natal (as Barbies eram todas as mesmas, chatas), então pedi a Draculaura. No começo, minha mãe fez de tudo pra me convencer a não comprar, mas eu não desisti e ela acabou comprando. A partir daí fui pesquisando mais sobre as MH e agora tenho 4. Meu aniversário vai até ser delas, talvez. Minha mãe acabou gostando delas também, mas a maioria das pessoas que chegam no meu quarto e veem elas, no começo acham meio estranhas, mas depois se acostumam. A maioria fala que são feias, estranhas, as pessoas tem muito preconceito. Hoje mesmo o meu primo disse que acha elas massa, e que só não coleciona porque é coisa de menina. Eu discordo, elas são diferentes, e acho ridículo isso de que menino não pode brincar de boneca. Já brinquei tanto de carrinho quando era menor. Sobre serem coisa satânica, é coisa de quem não tem o que falar. E tenho certeza de que se todos conhecessem a história de cada uma delas, acabariam de vez com todo esse preconceito. Mas acredito que um dia elas vão ser tão famosas quanto a Barbie. Monstruosamente demais! MH é demais!"


Perguntas e Respostas

Preparamos algumas perguntas e respostas feitas para esclarecer as principais dúvidas dos pais sobre Monster High. Agradecemos ao Murilo (Near) por emprestar o modelo de perguntas e respostas.

Monster High é coisa satânica?
Não. Em Monster High, cada personagem é inspirado em uma criatura ou “monstro” de literatura clássica ou de alguma mitologia antiga ou lenda popular. Essa inspiração é totalmente laica, ou seja, desligada de qualquer tipo de religiosidade (logo, não pode ser considerada “satânica” no sentido cristão da palavra) e serve como base para criar um personagem adolescente com características únicas, que sirva de identificação com seu público-alvo, porém, tornando-o mais atraente visualmente. Na escola fictícia no mundo de Monster High, cada aluno tem um detalhe diferente, um "defeito", mas a mensagem que é passada é a de que nem por isso devemos excluí-los ou tratá-los diferente. Quando se fala em monstro, se fala em alguém que é diferente, mas e se no fim descobrirmos que todos nós somos monstros? Lembrem-se das histórias de bullying com gordos, deficientes, tatuados, gays, negros etc: o ódio e a rotulação dessas essas pessoas se dão principalmente por elas serem diferentes, feias comparadas com os padrões da sociedade, mas será que por isso elas são más? Pense nisso.


Mas se elas não são do mal, por que têm que ser monstros? 
Além de ser parte do marketing da franquia, que torna o visual dos personagens único e cria o interesse pela origem dos mesmos (criando gosto pela leitura das obras clássicas), o fato dos personagens serem monstros é uma metáfora. Ela mostra que, por mais que alguém seja diferente ou pareça problemático, pode ser uma pessoa boa e com os mesmos interesses e gostos que você. Temos que aprender a ser tolerantes e não julgar o livro pela capa, como muitas pessoas estão fazendo.

Monster High é coisa de menina?
O público-alvo da franquia são sim garotas entre 11 e 15 anos. Mas como já foi mostrado pelos depoimentos, Monster High atingiu todas as faixas etárias e públicos possíveis e ela acabou sendo classificada oficialmente como bonecas e bonecos colecionáveis unissex pela própria Mattel. Muitos homens colecionam bonecas, e é apenas um hobby. Mas daí dizer que por isso eles são gays, já se trata de preconceito, falar sem conhecer realmente a pessoa. Ser gay ou não diz respeito à sexualidade, não a coleções de brinquedos. Bonecos não vão influenciar em absolutamente nada o modo de pensar ou a sexualidade do seu filho! É apenas diversão! E lembre-se de que meninas podem brincar de carrinho sem nenhum problema quando criança, sem sofrer nenhum preconceito pelos pais. Meninas podem gostar de azul sem problema também. E nenhuma delas se torna lésbica devido a isso.


Mas meu filho não vai se tornar gay brincando de boneca? 
Não. Você vai descobrir se o seu filho é homossexual ou não se um dia que ele chegar para você e falar que gosta de outro rapaz da idade dele. E para ele ser gay, ele não precisa brincar de boneca. Ele só precisa gostar de outro garoto. Ele seria assim desde o dia em que nasceu, afinal, ser gay não é uma escolha que se faz, você simplesmente nasce assim. E um brinquedo, uma coisa inocente, feito apenas para divertir, não vai influenciar na orientação sexual do seu filho.

Dê-me motivos pra deixar minha filha brincar com as Monster High.
São bonecas fofas e incentivam com sua temática a criança a não ter preconceitos. São bonecas que estimulam a criatividade, a individualidade, a auto-estima, a gostar de si mesma como você é e a respeitar as diferenças. Podem despertar o interesse pela leitura e por conhecer mais o universo de mitologias antigas e literatura clássica, além de incentivar a sociabilidade positiva (em que a criança se insere no grupo sendo quem ela é, e não “se adequando” ao que o grupo quer que ela seja). São brinquedos seguros para as faixas etárias adequadas, pois possuem a qualidade da Mattel, consagrada empresa de brinquedos internacional, criadora e detentora de marcas como Barbie, o Hot Wheels e a Fisher-Price. Lembre-se que: a proibição é pior do que a permissão. Proibir sem ouvir o que o seu filho tem a dizer pode fazer com que ele fique revoltado ou pensando o que foi que ele fez de errado para você não o deixar fazer algo que gosta e que não faz nenhum mal.


Você tem mais dúvidas?
Fale com o seu filho ou filha, peça-lhe para esclarecer. E se ainda continuar com algumas perguntas sem resposta, a nossa amiga Alessandra (Andrômeda Aino), uma colecionadora de 28 anos que faz vídeos no Youtube no canal Monster High Reviews BR, se ofereceu para que os pais entrem em contato com ela e esclareçam suas dúvidas.


Agradecemos aos membros da comunidade Monster High - Official que nos ajudaram a criar esta cartilha.

Atenção: O objetivo desta cartilha é apenas de conscientizar os leitores do que se trata a série Monster High, como é o perfil dos fãs e como a série afeta positivamente a nossa vida. 
Não queremos, de modo algum, obrigar o leitor a mudar o seu ponto de vista, nem influenciar os mesmos a comprarem os produtos da série.
Esta cartilha é feita apenas para uso particular. 
É proibida sua distribuição em escolas, igrejas, associações e etc sem autorização do seu autor.
É proibida a reprodução, total ou parcial, desta cartilha sem a autorização do seu autor.
As opiniões expressas nas entrevistas e depoimentos não representam necessariamente a opinião de toda a comunidade "Monster High - Official".A comunidade "Monster High - Official" não tem nenhum tipo de ligação com a Mattel ou seus associados.



Videos feitos por Andromeda Aino:

2 comentários:

  1. Aí sim! ^^

    Belos depoimentos! Bela cartilha!

    Essa pessoa q revisou deve ser mt boa tb! ;p Aposto q é tão boa quanto a q fez esses dois vídeos aí! ;ppp

    Bjins! ^.^

    ResponderExcluir
  2. Adoreeeei perfeito isso serve para as pessoas que acham que Monster High é coisa satânica e principalmente para os que pensam que meninos que brincam de bonecas sao gasy!!!!

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar!

Obrigada pela visita, volte sempre!
Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...