Follow on Face!

domingo, 15 de maio de 2011

Cheerleading - Líder de Torcida.

Olá queridos,
E depois de muito tempo, vou falar de algo que não tem a ver com Monster High...
ou será que não?

ahahahhahahahahaha
Até que tem um pouquinho a ver sim!

Já faz um tempo que quero escrever sobre Cheerleading, um esporte que eu acho muito, muito legal.
No dia 30 de Abril, participei do Workshop realizado do Colégio Regina Mundi, pela equipe UBCheer (União Brasileira de Cheerleaders).
Antes, eu não sabia se o esporte realmente existia no Brasil.

Quem nunca viu filmes, series e desenhos americanos, as meninas com pompoms, pulando, girando, saltando, super animadas, fazendo piramides, etc, e sempre se imaginou fazendo isso?

Um pouco sobre o esporte:
Cheerleader (ou Animação de Torcida) é um esporte que usa rotinas (coreografias) organizadas de elementos de Ginástica Olímpica, Dança e "stuinting" para serem apresentadas em jogos de outros esportes, como basquete e futebol, mas também é um esporte independente, tendo suas competições, regionais, estaduais, nacionais e internacionais. O praticante é chamado de cheerleader ou animador(a). Nos EUA, apenas a liga AllStar tem 1,5 milhões de praticantes (sem contar os milhões em colégios, faculdades, e pequenas ligas). E segundo a International Cheer Union (ICU) existem mais de 3 milhões de praticantes no mundo todo.

Surgiu em 1884, na Universidade de Princeton, e era praticado apenas por homens.
Em meados de 1930, o esporte já se fazia presente em outras universidades, e as mulheres passaram a participar.
Em 1948, Lawrence Harkimer, fundou a National Cheerleaders Association (NCA), que jundo com a Universal Cheerleading Association (UCA), e outras entidades, promoven treinamentos e campeonatos no Estados Unidos
Em 1997, com o crescimento do esporte, ESPN, passou a transmitir as competições de Animação de Torcida nos EUA.

Nos anos 80 e 90, o esporte passou por um momento difícil, devido à filmes da época, o Cheerleading passou a ser encarado como coisa de meninas fúteis, burras, ou sem moral.
Somente em 2000, com o lançamento do filme Bring It On (As Apimentadas), o esporte passou a ser visto de forma mais atlécia e séria.

No Brasil:
O esporte foi introduzido no Brasil, pela Comissão Paulista de Cheerleading é uma uníão de atletas sem fins lucrativos, formada em 2007, com o objetivos de promover o Cheerleading no estado de São Paulo de forma organizada e segura, desfazendo as imagens negativas relacionadas ao esporte; Reunir atletas e treubadires do estado, dando suporte orientação e treinamento; Sugerir normas de procedimento e segurança para o bem dos atletas e do esporte e promover competições e campeonatos relacionados ao esporte.
A COC já fez trainamento para equipes dos times da Liga Paulista de Futebol Americano, colégios e instituições diversas.

Hoje a União Brasileira de Cheerleaders (UBC) é reconhecida pela International Cheer Union como a representante do esporte no Brasil. É uma associação sem fins lucrativos com o objetivo de reunir atletas e dar suporte a equipes de Animação e Treinadores e todo o país, visando aprimoramento atlético e competições nacionais e internacionais, e dar suporte a distância via vídeo, e-mail e outras mídias, proporcionando às equipes um aprendizado seguro e uma visão correta sobre o esporte.
A UBC possui uma equipe de Cheerleading com seu nome com o objetivo de divulgar o esporte através da produção de vídeo e de apresentações. A equipe UBC não pode participar de campeonatos e, portanto, não representa o país em campeonatos mundiais. Para isso, serão enviadas equipes que vencerem os futuros campeonatos nacionais.
Fontes de informação: site da UBC, site da Comissão Paulista, e Wikiédia

Sobre o workshop que fui
Não esqueci o que aprendi lá, os movimentos básicos, a dança (CheerDance), os saltos, as elevações (levantamentos) e pirâmides.
Uma pena que tive de ir embora antes de acabar, não pude ficar para a rotina que montaram com tudo que aprendemos no workshop.


O Cheerleading não é exatamente como nos filmes que vemos,  não precisa ser magra, alta ou loira para ser um(a) Cheerio, qualquer um pode praticar o esporte, basta ter força de vontade, se dedicar. É um esporte, e como qualquer outro esporte, merece reconhecimento.

5 comentários:

  1. CURSO DE FÉRIAS DE CHEERLEADING NO RIO DE JANEIRO

    Estão abertas as inscrições para o curso de férias de Cheerleading. A famosa atividade americana de animação de torcidas está agora em Niterói, Rj, no curso de férias para iniciantes da KIP Ginástica!

    INÍCIO: 18/07/2011 ATÉ 27/07/2011

    Info: (21) 9735-8150

    ResponderExcluir
  2. eu sempre quis ser lidere de torcida...
    vc ta tendo meus gostos (rsrsrsrsrsr)
    eu gosto de todo tipo de coisa!
    (quase tudo)

    ResponderExcluir
  3. Mas eu tenho uma duvida, existe uma equipe de cheerleader aqui no rio de janeiro? Adoraria fazer parte!

    ResponderExcluir
  4. Cheerleader é muito legal eu já vi vários grupos fazendo videos aqui no Brasil, na minha escola eu já vi fazendo, mais a dança foi muito fraca, eu acho que isso podia fazer parte de jogos nacionais de escolas é que muito legal e promove a atividade física, a ginastica olímpica e a dança que é essencial para esse tipo de esporte e eu ñ acho que isso tenha a ver com que vc tenha que ser loira e magra(se bem que vc tem que ter condições físicas para praticar(nada contra as gordinhas).

    ResponderExcluir
  5. Esse workshop deve ter sido muito divertido!
    Cheerleading é um esporte realmente incrível, e cada experiência vale ;)

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar!

Obrigada pela visita, volte sempre!
Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...