Follow on Face!

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Dica de Leitura: Mark Twain

Samuel Langhorne Clemens conhecido como Mark Twain, foi um escritor e humorista norte-americano, considerado o pai da literatura americana moderna.

Autor da famosa história O príncipe e o mengido.
É mais conhecido pelos romances As Aventuas de Tom Sawyer e sua sequência As aventuras de Huckleberry Finn.
que é chamado de "O Maior Romance Americano".

Cresceu em Hannibal, Missouri, que mais tarde serviria de inspiração e cenário para Huckleberry Finn e Tom Sawyer.


Eu li As Aventuras de Tom Sawyer e As Aventuras de Huck Finn, quando tinha 11 anos e ainda estava começando a pegar gosto pela leitura. E com 13 anos, eu li um não tão conhecido Tom Sawyer Detetive.

 As Aventuras de Tom Sawyer
Tom Sawyer, um menino órfão, e seu grande amigo criam tantas aventuras quanto uma criança pode imaginar. No entanto, algumas de suas brincadeiras os conduzem a situações verdadeiramente perigosas, e Tom Sawyer se depara com o fortalecimento da amizade e a descoberta do amor. Muito mais que um simples livro de aventuras, é um romance sobre a difícil transição da infância para a fase adulta. Além disso, Mark Twain pontua as singelas estripulias de Tom com suas críticas a respeito da natureza humana e da hipocrisia da sociedade, o que faz com que a obra não seja destinada apenas a meninos e meninas, mas também a homens e mulheres.

 As Aventuras de Huckleberry Finn 
Sob o pretexto de uma simples historia infantil Mark Twain faz criticas ao escravagismo, tema quase proibido para aquele tempo. Os personagens principais são Huck e Jim , estes fogem de suas casas e descem pelo rio Missisipi em busca de liberdade , no meio do caminho se envolvem com famílias que brigam entre si e dois charlatões que tentam enganar uma viúva e sua filha.

 Tom Sawyer Detevite
 Tom Sawyer já havia pensado em ser de tudo menos detetive. Mas um audacioso roubo de um par de brilahntes avaliados em milhares de dólares, sucita uma das intrigas policiais mais complicadas de todos os tempos, um mistério impenetrável que desafia a agudeza, a experiência e o olfato dos mais hábeis e veteranos investigadores oficiais e particulares.
Dentro do mistério estão Tom sawyer e seu insuperável amigo Huck Finn. Irão desistir?
Não. O macabro aparecimento de um cadáver vem dar um novo e trágico aspecto ao caso, prendendo o próprio tio de Tom nas malhas dos acontecimentos.


(fontes das sinopses: Skoob)

Sendo um grande clássico da literatura, as obras tem vários filmes, desenhos e referências em obras atuais.

Filme de 1930
Filme de 1933 da Disney
Anime de Tom Sawyer de 1980 que pode ser baixado aqui


Filme de 2000 (adoro personagens meio animais *.*)

Referência em Os Simpsons

 E em Os Padrinhos Mágicos


 E porque tirar esse post dos rascunhos logo hoje?
Hoje é 176º aniversário de Mark Twain, e vocês com certeza já entraram no Google hoje:
Google homenageia Mark Twain com a clássica cena em que Tom precisa pintar a cerca, mas como não está afim disso, engana outros meninos para fazerem o serviso para ele.

Um comentário:

  1. Esse acho que tu não lembra, o intro do show do Rush que eles colocaram os carinhas do South Park cantando uma música sobre o Tom Sawyer
    http://www.youtube.com/watch?v=FrejJHPnVfk

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar!

Obrigada pela visita, volte sempre!
Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...